Quem Somos

Somos um grupo que faz parte da Oficina "Cultura e Tecnologia" da aula de Sociologia do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza comandado pelo Professor Diney e composto por Otávio Rocha, Mateus Andrade, Philipe Rodrigues, João Guilherme Maiochi, Pietra Oliveira.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Não se pode pensar em mundo contemporâneo e globalização sem Indústria Cultural. Ela é o principal mecanismo da sociedade moderna, que visa o consumo desenfreado a partir das artes e meios de comunicação de massa.
Indústria Cultural - Cultura de MassaHá uma grande convergência atualmente entre as artes, como por exemplo, a música e os meios de comunicação. Hoje a música é uma indústria, a fonográfica, que utiliza o rádio, a TV e a Internet para vender este produto e difundir modas.
Antigamente, em algumas civilizações, a música era usada para prestar culto a um deus, ou para diversão e não para fins comerciais.
Esta arte era cobrada (Vinis, CDs) até pouco tempo, mas agora, com a Internet, ela está mais acessível, com a possibilidade de downloads.
Nos dias atuais, a diversidade cultural também é uma grande questão para análise do consumismo. Todos querem ser como a grande potência, os EUA, e assim, os produtos deste país se espalham por todo o globo, difundindo sua “Indústria” para além das barreiras da língua e cultura local; ocorre de certa forma uma “Aculturação”.
Hoje as pessoas não se importam muitas vezes com o conteúdo do produto, e sim com o status que ele vai trazer. Assim pessoas que nem ao menos falam um segundo idioma, escutam músicas em inglês, que falam sobre um sonho americano.
 Esta é a Indústria (Ideologia) Cultural.

0 comentários: